O que é normal, o que é doença e como se trata?
Esse é um tema muito interessante pois existe um interface entre as mudanças normais do sono com o envelhecimento, a insônia como transtorno e alterações de sono relacionadas a doenças neurodegenerativas.
O que é normal? Com o passar do tempo o tempo total de sono diminui, sendo normal 5-6 horas por noite. O sono se torna menos profundo e os despertares são mais precoces. Cuidar do sono se torna algo importante pois é mais fácil perde uma noite por conta de um cochilo longo durante a tarde ou por uma refeição mais farta antes de dormir. Chamamos isso de higiene do sono, como se fossem vários cuidados que permitam uma noite melhor. O que desejo expressar é que existem mudanças normais e o sono não é o mesmo do jovem, mas também pode ser de qualidade.
Várias problemas emocionais cursam com insônia de maneira secundária como depressão, ansiedade, episódios de mania na bipolaridade, entre outros. Deve-se tratar a causa de base e também a insônia.
Dormir mal, ter sono agitado ou até não conseguir pegar no sono também pode estar relacionado a doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e uma extremamente comum e talvez negligenciada: a apneia do sono. Sobre esta escrevo em outro tópico.