O que é bipolaridade, ou transtorno bipolar? Algumas pessoas confundem o transtorno com as flutuações normais do humor. Já escutei de pacientes que pensavam que eram bipolares pois às vezes ficavam tristes e felizes no mesmo dia. Isso é normalidade.
Bipolaridade envolve episódios de sintomas com duração características, dias a semanas, de mania (humor eufórico, desinibição, aceleração do pensamento, aumento de atividade, redução de necessidade do sono, irritabilidade) e ou depressão.
O grande erro é tratar bipolaridade como depressão simples ou unipolar. O resultado é a piora do quadro clínico sem alcançar estabilidade. É um problema emocional com bons tratamentos e exige habilidade de manejo das medicações e perícia na identificação dos sintomas. No idoso os sintomas de mania costumam ser mais leves, o que dificulta o diagnóstico. Já vi vários casos de pacientes que foram tratados durante toda a vida como se tivessem depressão unipolar, mas que na verdade eram bipolares. O resultado era muitas recaídas e melhora parcial dos sintomas.